quarta-feira, 12 de maio de 2010

Aprendizado e violência: da autonomia à militarização do espaço universitário

Foto: Márcio Fernandes (USP, 09.06.2009)


Em 27 de junho de 2009 (por coincidência, no dia em que faleceu o Professor Goffredo Telles Jr.), terminei um texto sobre a ação militar ocorrida dias antes na Universidade de São Paulo.

Observei que muitas questões debatidas na época esbarravam em temas eminentemente jurídicos. Apenas para ficar nos principais: os decretos de 2007, o alcance da autonomia universitária, a Secretaria Estadual de Ensino Superior, as decisões judiciais obtidas pela Procuradoria da USP, as eleições diretas para o cargo de Reitor.

Não obstante, nos dias que se seguiram, o Poder Judiciário foi fartamente utilizado como instrumento de legitimação da ocupação do campus pela Polícia Militar.

Achei que, para entender os atritos entre a comunidade uspiana e o grupo ligado ao então Governador José Serra, eu deveria colocar os acontecimentos no contexto dos decretos de 2007 e retroceder à grande greve estudantil de 2002.

Antes, alguns registros: ao analisar os malsinados decretos editados cerca dois anos antes da publicação do texto, imaginei que certamente encontraria neles pontos suscetíveis a questionamentos jurídicos tamanho o alvoroço que causaram. Porém, qual não foi meu verdadeiro espanto ao concluir que seriam não apenas ilegais como também duplamente inconstitucionais (duplamente porque afrontavam não só a Constituição Federal, como também a própria Constituição do Estado de São Paulo).

Ao estudar as decisões judiciais que a tudo legitimaram cegamente, outra surpresa: além de extremamente superficiais, estavam fundamentadas de maneira equivocada. A jurisprudência colada às pressas absolutamente nada tinha a ver com o assunto discutido. Uma coisa é discordância jurídica, outra bem diferente é erro e irresponsabilidade.

Como bem pontuaria o professor Eros Grau, "pior que a ditadura das fardas é a das togas, pelo crédito de que dispõem na sociedade". Imagino que deste pensamento importantíssimo possa emergir, ao menos em parte, a grande responsabilidade que tem o letrado e, que se diga, o jurista, e, quanto mais, o jurista que detém o poder (o direito) de dizer o direito.

Pois bem, o escrito envelheceu, os fundamentos envelheceram, nada mais (absolutamente nada) seria escrito desta forma. Mas as idéias, essas teimosas, persistem.

O texto foi publicado pelo site jurídico Jus Navigandi (clique aqui para ler na íntegra).

Abaixo, o sumário.


SUMÁRIO

I. Introdução

II. Autonomia universitária: o decreto e a lei

III. Ocupação dos espaços públicos: manifestação política e manifestação judiciária

III. 1. Enquadramentos: dos decretos de 2007 à greve de 2009

a. Os decretos de 2007

b. Dos protestos à Reitoria

c. O recuo do governo

d. A polícia militar no Largo São Francisco

e. Univesp

f. O confronto de 09 de junho de 2009

III. 2. Jurídico: o primado da lei

III. 3. Político: o primado do povo

IV. Conclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário